Blog

Bambi Brasileiro



Mai uma vez, Richard Rasmussen visita o criadouro Onça Pintada para falar de duas espécies de cervídeos - o cervo do pantanal e o veado nana.

Como o biólogo bem disse, o cervo do pantanal é o maior e o veado nana o menor cervídeo brasileiro.

O cervo do pantanal pode pesar até 125 quilos e ter até 127 centímetros de altura. Os machos tendem a ser maiores que as fêmeas e somente eles possuem chifres ramificados. Os cascos são longos e podem se abrir até cerca de 10 centímetros, graças à presença de uma membrana interdigital, o que é uma adaptação ao deslocamento em ambientes inundados. É preferencialmente solitário e diurno, e seus predadores são a onça-pintada (Panthera onca) e a onça-parda (Puma concolor). Sua dieta constitui-se principalmente de plantas aquáticas. A gestação dura entre 251 e 271 dias, e as fêmeas dão à luz um filhote por vez.

Já o veado nana - menos conhecido pela ciência - dificilmente ultrapassa 15 kg e os 45 cm de altura. A coloração marrom-avermelhada, não possui partes esbranquiçadas. As pernas são proporcionalmente curtas, o que deu um dos nomes populares em português, veado-mão-curta. Não se tem informações a cerca da ecologia e comportamento do veado-mão-curta, mas presume-se que seja uma espécie de hábitos solitários e noturna, dado ser muito difícil de ser avistada e detectada. Alimentam-se de flores, folhas e frutos.

No criadouro esses animais se reproduzem todos os anos, o que favorece o aumento dessa especíe tão ameaçadas, principalmente pelas doenças transmitidas pelos bois e pela caça.



Copyright® Criadouro Onça Pintada - Todos os direitos reservados. Política de Privacidade.

Este site utiliza cookies para otimizar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, consideramos que você está de acordo com a nossa Política de Privacidade. Para mais informações, clique aqui.