Aves

Xexéu

Nome Popular: Xexéu

Nome Científico: Cacicus cela
Significa: do (espanhol) cacicus = cacique; nome para caciques utilizado no caribe espanhol; e do (grego) kelës = corcel, cavalo de corrida; segundo Möhring(1752) (Cela); ou uma abreviaura de kelainos = preto. ⇒ Cacique preto. 

Reino: Animalia

Filo: Chordata

Classe: Aves

Ordem: Psittaciformes

Subordem: Passeri

Parvordem: Passerida

Família: Icteridae

Subfamília: Cacicinae

Espécie: C. Cela

Estado de Conservação: Pouco preocupante

iucn_lc.png
Características:
O macho mede de 27 a 29,5 cm de comprimento e a fêmea de 22 a 25 cm, pesa de 60 a 98 g. O imaturo é de cor de fuligem em vez de negra. As fêmeas são bem menores que os machos. O canto é tão variado que as vezes causa a impressão de um coro de vários exemplares. É comum os indivíduos imitarem perfeitamente aves (ex.: tucano, papagaio) e mamíferos (ex.: ariranha). 

Alimentação:
Onívoro, alimenta-se principalmente de frutos e sementes. Ocasionalmente saqueia ninhos de outras aves. Tem predileção pelas mangas (Mangifera indica), frequentando com assiduidade e em grandes grupos os mangueirais urbanos. 
 
Distribuição Geográfica:

Conheça mais

Você pode ajudar na conservação do meio ambiente participando da preservação de espécies ameaçadas, sendo um Ecovoluntário aqui no Criadouro Onça Pintada ou sendo um Ecocolaborador.
Imagem
Esta é a linda Aburria jacutinga, ou simplesmente jacutinga. Ela é uma ave da família dos caracídeos, classificada como ameaçada, em perigo devido a destruíção do seu habitat!

Com muito pouco podemos reverter isso.
Copyright® Criadouro Onça Pintada - Todos os direitos reservados. Política de Privacidade.

Este site utiliza cookies para otimizar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, consideramos que você está de acordo com a nossa Política de Privacidade. Para mais informações, clique aqui.