Répteis

Tigre D'água

Nome Popular: Tigre d'água

Nome Científico: Trachemys dorbini

Reino: Animalia

Filo: Chordata

Classe: Reptilia

Ordem: Testudines

Subordem: Crytodira

Família: Emydidae

Subfamília: Testudinoidea

Gênero: Trachemys

Espécie: T. Dorbigni

Estado de Conservação: Não há avaliação

Características:
Seu nome deve-se à seu padrão colorido, em listras amareladas e alaranjadas.
 
Em épocas de reprodução a fêmea coloca, em média, mais de 10 ovos por desova. Os ovos eclodem após uma incubação com duração de 2 a 4 meses. Os juvenis medem cerca de 3 cm ao saírem do ovo, podendo crescer até atingir tamanhos de 25 a 30 cm de comprimento na fase adulta, sendo as fêmeas geralmente maiores que os machos.
 
As tartarugas-tigre-d'água podem viver até 30 anos e são, por diversas vezes, ilegalmente comercializadas como animal de estimação. Esta espécie, bem como a espécie americana Trachemys scripta elegans, começaram a surgir em lugares fora de seu habitat natural, como o Lago Paranoá em Brasília, possivelmente oriundas de abandono dos donos. A espécie norte-americana se distingue, entre outros aspectos, por possuir uma mancha vermelha atrás dos olhos. 
 
Alimentação:
Na natureza elas comem peixes e insetos aquáticos, larvas de mosquitos, vermes e outros invertebrados

Distribuição Geográfica:
Ocorre no Brasil, no Uruguai e na Argentina. No Brasil é endêmica do estado do Rio Grande do Sul.
 
 

Conheça mais

Você pode ajudar na conservação do meio ambiente participando da preservação de espécies ameaçadas, sendo um Ecovoluntário aqui no Criadouro Onça Pintada ou sendo um Ecocolaborador.
Imagem
A harpia é considerada a maior águia do mundo e está na lista dos animais ameaçados de extinção. Um estudo mostra a perda de habitat das harpias. O desmatamento é o que mais tem contribuído para o desaparecimento da ave.

Com muito pouco podemos reverter isso.
Copyright® Criadouro Onça Pintada - Todos os direitos reservados. Política de Privacidade.

Este site utiliza cookies para otimizar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, consideramos que você está de acordo com a nossa Política de Privacidade. Para mais informações, clique aqui.