Aves

Tangara

Nome Popular: Tangara

Nome Científico: Chiroxiphia caudata 
Significa: do (grego) kheir = mão; e xiphos, xiphidion = espada, punhal; e do (latim) caudata = com cauda, (longa/curta). ⇒ Asa de sabre com cauda longa. 

Reino: Animalia

Filo: Chordata

Classe: Aves

Ordem: Psittaciformes

Subordem: Tyranni

Infraordem: Tyrannides

Família: Pipridae

Subfamília: Ilicurinae

Espécie: C. Caudata

Estado de Conservação: Pouco preocupante

iucn_lc.png
Características:
Possui cerca de 13 centímetros e apresenta forte dimorfismo sexual. Os machos têm plumagem azul-celeste, cauda preta com duas penas centrais mais longas que as outras e, no alto da cabeça, uma brilhante coroa vermelha. Os mais jovens são verde-oliva, diferindo das fêmeas pela coroa vermelha que nasce antes da mudança das plumas no restante do corpo; só atingem a plumagem adulta com dois anos de idade.
 
As fêmeas são verde-escuras, cauda mais longa que a dos machos, o que as torna ligeiramente maiores que estes. São, também, mais silenciosas. 
 
Alimentação:
O tangará é onívoro, alimentando-se de bagas e pequenos artrópodes. Aprecia a Michelia champaca (magnólia-amarela) e fruta do sabiá. 

Distribuição Geográfica:

Conheça mais

Você pode ajudar na conservação do meio ambiente participando da preservação de espécies ameaçadas, sendo um Ecovoluntário aqui no Criadouro Onça Pintada ou sendo um Ecocolaborador.
Imagem
Esta é a linda Aburria jacutinga, ou simplesmente jacutinga. Ela é uma ave da família dos caracídeos, classificada como ameaçada, em perigo devido a destruíção do seu habitat!

Com muito pouco podemos reverter isso.
Copyright® Criadouro Onça Pintada - Todos os direitos reservados. Política de Privacidade.

Este site utiliza cookies para otimizar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, consideramos que você está de acordo com a nossa Política de Privacidade. Para mais informações, clique aqui.