Mamíferos

Tamanduá Bandeira

Nome Popular: Tamanduá bandeira

Nome Científico: Myrmecophaga tridactyla

Reino: Animalia

Filo: Chordata

Classe: Mammalia

Ordem: Pilosa

Subordem: Xenartros

Família: Mirmecofagídeos

Gênero: Myrmecophaga Lineu, 1758

Espécie: M. Tridactyla

Estado de Conservação: Vulnerável



Características:
Maior representante da família dos mirmecofagídeos, tendo entre 1,8 m e 2,1 m de comprimento e 41 kg de peso: as fêmeas são um pouco menores, pesando até 39 kg. O crânio é alongado, chegando a 30 cm de comprimento.Os olhos e as orelhas são pequenos em relação ao tamanho da cabeça, e possuem a visão e a audição precárias. O olfato é desenvolvido se comparado ao dos humanos, sendo até 40 vezes mais apurado. Podem viver até 25 anos em cativeiro.
 
Possuem o dorso e a cauda marrons ou pretos, com membros anteriores brancos e membros posteriores pretos, com bandas pretas nos pulsos e duas bandas finas e brancas na altura dos ombros, de forma a aparecer uma outra faixa diagonal ampla, de cor preta. Essa faixa diagonal varia de conformação entre indivíduos e pode servir na sua identificação. Os pelos são longos, especialmente na cauda, o que dá a impressão dela ser muito maior do que realmente é. Possui um tipo de crina ao longo das costas. A musculatura do pescoço é desenvolvida em relação a das costas, e existe uma corcunda atrás do pescoço.
 
Alimentação:
O tamanduá se alimenta exclusivamente de formigas e cupins, o que acaba conferindo uma anatomia bastante peculiar e especializada na exploração desse recurso alimentar, que apesar de abundante, é muito pouco explorado por outras espécies de mamíferos.

Distribuição Geográfica:

 

Conheça mais

Você pode ajudar na conservação do meio ambiente participando da preservação de espécies ameaçadas, sendo um Ecovoluntário aqui no Criadouro Onça Pintada ou sendo um Ecocolaborador.
Imagem
Olá amigos, essa beleza é a fêmea do nosso casal de mutum-grande ( Crax rubra ) , espécie ameaçada, com muita esperança de reprodução no criadouro!

Com muito pouco podemos reverter isso.
Copyright® Criadouro Onça Pintada - Todos os direitos reservados. Política de Privacidade.

Este site utiliza cookies para otimizar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, consideramos que você está de acordo com a nossa Política de Privacidade. Para mais informações, clique aqui.