Mamíferos

Queixada

Nome Popular: Queixada

Nome Científico: Tayassu pecari

Reino: Animal

Filo: Cordados

Classe: Mamíferos

Ordem: Artioddáctilos

Família: Taiaçuídeos

Gênero: Tayassu

Espécie: Tayassu Pecari

Estado de Conservação: Vulnerável



Características:
A queixada vive até os 13 anos e pode dar à luz dois filhotes de cada vez. O comprimento da cabeça e do corpo varia de 90–139 centímetros, a altura do ombro está entre 40 e 60 centímetros, o comprimento da cauda é de três a seis centímetros, e o peso adulto é de 25–40 quilos. Sua cor é geralmente marrom ou preta. A pelagem é eriçada e tem pelos que correm ao longo da coluna vertebral, crescendo mais longos do que os que correm pelo corpo, formando uma crista, que sobe quando a queixada fica excitada. Tem corpo redondo com focinho comprido que termina em disco circular onde começa a cavidade nasal. Possui manchas brancas que começam abaixo do focinho e vão até a área da bochecha, logo abaixo dos olhos. A queixada é considerada o maior e mais violento porco selvagem sul-americano. As queixadas vivem em grandes grupos entre 50 e 300 indivíduos, esses grupos são compostos por machos e fêmeas de todas as idades, variando do local em que se encontram, na maioria das vezes a quantidade de queixadas em um local especifico é variado, pela disponibilidade de alimento, em habitats ricos é possível encontrar um maior grupo de queixadas, na maioria das vezes as queixadas se protegem em grupo, o seu habitat de maior desempenho são as florestas tropicais úmidas.
 
As queixadas são animais territoriais, e assim como todo animal territorial eles o defendem, ao contrario de outros porcos  selvagens que marcam o território por meio das glândulas de cheiro em diversos locais onde defecam, as queixadas são consideradas animais nômades e portanto assim não apresentam e não exibem comportamentos iguais
Alimentação:
De hábitos diurnos e terrestres, alimentam-se de frutos, sementes, raízes, larvas de insetos e minhocas. 

Distribuição Geográfica:

 

Conheça mais

Você pode ajudar na conservação do meio ambiente participando da preservação de espécies ameaçadas, sendo um Ecovoluntário aqui no Criadouro Onça Pintada ou sendo um Ecocolaborador.
Imagem
É a espécie de macaco prego mais ameaçada, vivendo em uma região bastante habitada da Mata Atlântica. Quadrúpede, escalador, podendo assumir a posição bípede por certo tempo. Também pode saltar, chegando até 3 metros de distância. Bastante inteligente, consegue fazer uso até mesmo de ferramentas para aproveitar recursos alimentares.

Com muito pouco podemos reverter isso.
Copyright® Criadouro Onça Pintada - Todos os direitos reservados. Política de Privacidade.

Este site utiliza cookies para otimizar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, consideramos que você está de acordo com a nossa Política de Privacidade. Para mais informações, clique aqui.