Aves

Pica Pau Verde Barrado

Nome Popular: Pica pau verde barrado

Nome Científico: Colaptes melanochlorus
Significa: do (grego) kolaptë, kolaptö = bico em forma de cinzel, bicada; e do (grego) melas = pretas; e khlöros = verde; melanochloros = listrado de preto e verde. ⇒ Ave com bico de cinzel listrado de preto e verde.

Reino: Animalia

Filo: Chordata

Classe: Aves

Ordem: Piciformes

Família: Picidae

Subfamília: Picinae

Espécie: C. Melanochloros

Estado de Conservação: Pouco preocupante

iucn_lc.png
Características:
Mede 28 cm. O tom esverdeado da plumagem camufla ainda mais. Na cabeça, a característica divisão entre vermelho e preto, única entre os pica-paus, destaca a grande área branca da região dos olhos. De perto e sob boa luz, as bolas negras na plumagem do peito e barriga podem ser vistas. Os machos possuem pequeno bigode vermelho na base do bico. 

Alimentação:
Apresenta uma série de adaptações para a alimentação e locomoção. Para capturar formigas e cupins, por exemplo, produz uma secreção que age como uma cola pegajosa, dando à língua a capacidade preensora de uma vara com visgo. Além disso, a cauda age como órgão de apoio para substratos verticais. Para subir um tronco, o pica-pau pula para cima, de pés paralelos, “sentando” na cauda a cada parada. Através da ramaria horizontal, entretanto, pula como uma gralha. Para demarcar território, advertindo rivais, e como meio de comunicação entre machos e fêmeas, executa tamborilações, que consistem em bater com o bico em paus secos, cascas salientes, troncos ocos e até em chapas de aço, simplesmente para produzir rumor. Alimenta-se de formigas e larvas de outros insetos, principalmente besouros. Desce até os arbustos e o solo para coletar as primeiras. Come também frutos carnosos, principalmente no inverno, quando diminui a quantidade de insetos podendo até frequentar comedouros. 

Distribuição Geográfica:

Conheça mais

Você pode ajudar na conservação do meio ambiente participando da preservação de espécies ameaçadas, sendo um Ecovoluntário aqui no Criadouro Onça Pintada ou sendo um Ecocolaborador.
Imagem
Olá amigos, parece mais uma foto de um filhote, mas é um verdadeiro troféu a toda equipe do Criadouro. Filhote de mico-leão-preto (Leontopithecus Chrysopygus), espécie ameaçada, classificada como “em perigo”, fruto da reprodução de um casal que recebemos.

Com muito pouco podemos reverter isso.
Copyright® Criadouro Onça Pintada - Todos os direitos reservados. Política de Privacidade.

Este site utiliza cookies para otimizar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, consideramos que você está de acordo com a nossa Política de Privacidade. Para mais informações, clique aqui.