Aves

Periquito Testinha

Nome Popular: Periquito testinha

Nome Científico: Brotogeris sactithomae
Significa: do (grego) brotogërus = com voz humana; e de sanctithomae = referente a São tomé no golfo da Guiné. ⇒ Periquito com voz humana de São Tomé. “Petite Perruche de l’Île St Thomas” de Aubenton (1765–1781) (Brotogeris). 

Reino: Animalia

Filo: Chordata

Classe: Aves

Ordem: Psittaciformes

Família: Psittacidae

Subfamília: Arinae

Espécie: B. Sanctithomae

Estado de Conservação: Pouco preocupante

iucn_lc.png
Características:
Mede de 16,5 a 17,5 centímetros de comprimento e pesa cerca de 59 gramas.
 
No geral verde e ventralmente amarelo. Facilmente distinguível pela cor amarelo-intenso na fronte e coroa, bico laranja-pardacento, asas totalmente verdes, e rabo pontiagudo. 

Alimentação:
São grandes consumidores de frutos como o açai, o ingá, a embaúba, o apuí e principalmente a munguba. Durante as cheias dos rios amazônicos, quando acontece a frutificação da munguba nas áreas alagadas, os bandos se banqueteiam no consumo das sementes dessa fruta. No processo, as painas que contém as sementes são espalhadas e levadas pelo vento, contribuindo assim no processo de disseminação das sementes.

Algumas frutas exóticas, como a manga e a goiaba, também são bem aceitos pela espécie, que divide as áreas de várzea com as comunidades ribeirinhas. 
 
Distribuição Geográfica:

Conheça mais

Você pode ajudar na conservação do meio ambiente participando da preservação de espécies ameaçadas, sendo um Ecovoluntário aqui no Criadouro Onça Pintada ou sendo um Ecocolaborador.
Imagem
A harpia é considerada a maior águia do mundo e está na lista dos animais ameaçados de extinção. Um estudo mostra a perda de habitat das harpias. O desmatamento é o que mais tem contribuído para o desaparecimento da ave.

Com muito pouco podemos reverter isso.
Copyright® Criadouro Onça Pintada - Todos os direitos reservados. Política de Privacidade.

Este site utiliza cookies para otimizar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, consideramos que você está de acordo com a nossa Política de Privacidade. Para mais informações, clique aqui.