Aves

Pato do Mato

Nome Popular: Pato do mato

Nome Científico: Cairina moschata
Significa: de Cairina = do Cairo, originário desta cidade, capital do Egito; e de moschatus, musky = almiscarado, almíscar. Sobre Cairina temos ⇒ “Aldrovando dice que le conduxéron á Italia del Cayro; pero tengo por mas cierto que fué de aquí.” (de Azara, 1802-1805). ⇒ (Pato) almiscarado do Cairo. 

Reino: Animalia

Filo: Chordata

Classe: Aves

Ordem: Anseriformes

Família: Anatidae

Subfamília: Anatinae

Espécie: C. Moschata

Estado de Conservação: Pouco preocupante

iucn_lc.png
Características:
O macho é quase o dobro do tamanho das fêmeas e jovens. Quando passam voando juntos, é possível distinguir os sexos no ar. Apresentam comprimento aproximado de 85 centímetros, envergadura de 120 centímetros e peso no macho de 2,2 kg; por sua vez, a fêmea pesa aproximadamente a metade.
 
Ao contrário dos exemplares domésticos, as aves selvagens têm o corpo todo negro, com uma área branca nas asas. Esse branco, nem sempre visível quando pousado, torna-se nítido ao voar e é bastante extenso, aumentando com a idade. Em indivíduos juvenis apresenta-se como uma pequena mancha branca.
 
Além do tamanho, os machos possuem outra característica exclusiva: a pele nua vermelha ao redor dos olhos, bem como uma carúncula da mesma cor acima da base do bico. Não emitem chamados em voo ou pousados, somente um sibilo agressivo nas disputas entre machos, produzido pelo ar expulso com força pela boca entreaberta. A batida de asas é relativamente lenta e produz um sibilar notável, quando passam próximo. 

Alimentação:
Alimentam-se de raízes, sementes e folhas de plantas aquáticas, apanhadas flutuando ou através de filtragem da lama do fundo. Nadam com a cabeça e pescoço afundados, enquanto buscam alimentação. Também apanham pequenos invertebrados nessas filtragens. 
 
Distribuição Geográfica:

Conheça mais

Você pode ajudar na conservação do meio ambiente participando da preservação de espécies ameaçadas, sendo um Ecovoluntário aqui no Criadouro Onça Pintada ou sendo um Ecocolaborador.
Imagem
A harpia é considerada a maior águia do mundo e está na lista dos animais ameaçados de extinção. Um estudo mostra a perda de habitat das harpias. O desmatamento é o que mais tem contribuído para o desaparecimento da ave.

Com muito pouco podemos reverter isso.
Copyright® Criadouro Onça Pintada - Todos os direitos reservados. Política de Privacidade.

Este site utiliza cookies para otimizar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, consideramos que você está de acordo com a nossa Política de Privacidade. Para mais informações, clique aqui.