Aves

Papagaio da Várzea

Nome Popular: Papagaio da várzea - Também é conhecido pelos nomes de papa-cacau, tauá, tavuá e papagaio-papa-cacau.

Nome Científico: Amazona festiva
Significa: do (francês) amazona = nome dado a várias espécies de papagaios tropicais; relativo ao Rio Amazonas, relativo a Floresta Amazônica; e do (latim) festiva, festivus, festum = festiva, alegre, festa. ⇒ Papagaio festivo. ou papagaio alegre, da floresta Amazônica.

Reino: Animalia

Filo: Chordata

Classe: Aves

Ordem: Psittaciformes

Família: Psittacidae

Subfamília: Arinae

Espécie: A. Festiva

Estado de Conservação: Quase ameaçada



Características:
Chega a medir até 35 cm de comprimento. Representante setentrional, verde de fronte e loros ferrugíneo e sanguíneo-escuros, tendo atrás dos olhos um pouco de azul; baixo dorso vermelho, caráter excepcional no gênero Amazona e que atrai durante o voo, tal mancha falta no imaturo.
 
Subespécies:
Atulmente é monotípico, a espécie A.festiva já teve 2 subespécies sendo uma delas, atualmente, sendo considerada como espécie. A.bodini já foi subespécie de A.festiva, mas hoje é espécie separada com nome de papagaio-de-cabeça-azul
 
Alimentação:
Tem como alimento predileto o cacau, come frutas, nozes, folhas, cocos, bagas, sementes e ocasionalmente ovos e insetos.

Distribuição Geográfica:

 

Conheça mais

Você pode ajudar na conservação do meio ambiente participando da preservação de espécies ameaçadas, sendo um Ecovoluntário aqui no Criadouro Onça Pintada ou sendo um Ecocolaborador.
Imagem
É a espécie de macaco prego mais ameaçada, vivendo em uma região bastante habitada da Mata Atlântica. Quadrúpede, escalador, podendo assumir a posição bípede por certo tempo. Também pode saltar, chegando até 3 metros de distância. Bastante inteligente, consegue fazer uso até mesmo de ferramentas para aproveitar recursos alimentares.

Com muito pouco podemos reverter isso.
Copyright® Criadouro Onça Pintada - Todos os direitos reservados. Política de Privacidade.

Este site utiliza cookies para otimizar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, consideramos que você está de acordo com a nossa Política de Privacidade. Para mais informações, clique aqui.