Aves

Mocho Orelhudo | Jucurutu

Nome Popular: Mocho orelhudo | Jurucutu

Nome Científico: Bubo virginianu
Significa: do (latim) bubo = coruja águia; e de virginianus = referente ou originário do estado da Virgínia nos Estados Unidos da América. ⇒ Coruja águia da Virgínia. “Great Horn Owl” ou “Eagle Owl” de Albin (1731), e “Strix capite auriculato, corpore ruffo” de Linnaeus (1746) (Bubo); “Great Horned Owl from Virginia” de Edwards (1731), “Bubo virginianus” de Brisson (1760). 

Reino: Animalia

Filo: Chordata

Classe: Aves

Ordem: Strigiformes

Família: Strigidae

Espécie: B. Virginianus

Estado de Conservação: Pouco preocupante

iucn_lc.png
Características:
Dimensões(Relativas):
- Tamanho Total: 45-60 cm
- Asas: 29,7-39 cm
- Cauda: 17,5-25 cm
- Bico: 4,3-5,2 cm
- Peso: Machos 985-1585 g e Fêmeas 1417-2503 g
 
Grande e imponente coruja, com orelhas proeminentes, grandes olhos amarelados e garras poderosas totalmente cobertas de penas.
Fêmeas maiores que machos. A cor em geral variando do cinza pálido ao marrom escuro. Partes inferiores barradas (claro e escuro). Garganta em branco puro bastante proeminente quando inflada (vocalizando).
 
Grande variedade de subespécies. No Brasil ocorrem B. v. nacurutu e B. v. deserti. 

Alimentação:
Predadora generalista e oportunista, porque captura a presa mais fácil e abundante. Na Guiana Francesa, preda tartaruguinhas recém-eclodidas.
 
Se alimenta de mamíferos menores até o tamanho de lebres, ratões e gambás (suas presas mais comuns). Captura morcegos em pleno voo. Também aves do porte de patos, gansos, garças e aves de rapina de médio porte (incluindo outras espécies de coruja), répteis, sapos, aranhas e grandes insetos.
 
Caça geralmente em áreas abertas ou semi-abertas, bordas de matas ou clareiras, partindo geralmente de um poleiro, de onde mergulha para capturar as presas.
 
Algumas vezes detecta a presa durante o voo, mergulhando para capturá-la.
 
Mata a presa utilizando as poderosas garras e bicando a cabeça. A presa é então levada a um lugar seguro para ser devorada ou para o ninho. A comida excedente é frequentemente armazenada em “esconderijos” em seu território. 
 
Distribuição Geográfica:

Conheça mais

Você pode ajudar na conservação do meio ambiente participando da preservação de espécies ameaçadas, sendo um Ecovoluntário aqui no Criadouro Onça Pintada ou sendo um Ecocolaborador.
Imagem
É a espécie de macaco prego mais ameaçada, vivendo em uma região bastante habitada da Mata Atlântica. Quadrúpede, escalador, podendo assumir a posição bípede por certo tempo. Também pode saltar, chegando até 3 metros de distância. Bastante inteligente, consegue fazer uso até mesmo de ferramentas para aproveitar recursos alimentares.

Com muito pouco podemos reverter isso.
Copyright® Criadouro Onça Pintada - Todos os direitos reservados. Política de Privacidade.

Este site utiliza cookies para otimizar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, consideramos que você está de acordo com a nossa Política de Privacidade. Para mais informações, clique aqui.