Aves

Marreca Pé Vermelho

Nome Popular: Marreca pé vermelho.

Nome Científico: Amazonetta brasiiensis
Significa: de Amazon = referente ao rio Amazonas; e do (grego) nëtta = pato; e de brasiliensis = referente ao Brasil, brasileiro. ⇒ Pato brasileiro do rio Amazonas. 

Reino: Animalia

Filo: Chordata

Classe: Aves

Ordem: Anseriformes

Família: Anatidae

Subfamília: Anatidae

Espécie: A. Brasiliensis

Estado de Conservação: Pouco preocupante

iucn_lc.png

Características:
Marreco de pequeno porte, que vive em lagoas e banhados, e até em pequenas coleções d'água, como córregos e poças formadas pela chuva. Seu dimorfismo sexual é caracterizado por:
 
- O macho: Possui o bico vermelho, maior quantidade de verde nas asas e coloração lateral da cabeça que vai de marrom na base do bico até um cinza claro próximo a parte posterior da cabeça.
 
- A fêmea: possui o bico preto e manchas brancas na base do bico e acima dos olhos.
 
Outra característica que diferencia os sexos, porém pouco marcante, é a mancha preta que o macho possui na parte posterior da cabeça (nuca). Como é delimitada gradualmente, e não tem contornos contrastados e bem definidos, passa despercebida, mas observando-se com atenção, nota-se que somente está presente no macho, sendo que na fêmea essa região é marrom.
 
Outra distinção entre os sexos é a vocalização, ou seja, o som emitido por cada um: o macho emite um som agudo, muito similar a um assobio (sibilo); a fêmea, por sua vez, emite um grasnado não muito grave. 

Alimentação:
Alimenta-se em banhados ou em pequenas lagoas, seu hábito alimentar filtrador permite que se alimente de plantas aquáticas, crustáceos e mariscos, além de insetos, minhocas e grãos. No Rio grande do Sul é comum vê-las se alimentando em áreas de resteva de arroz irrigado. 

Distribuição Geográfica:

Conheça mais

Você pode ajudar na conservação do meio ambiente participando da preservação de espécies ameaçadas, sendo um Ecovoluntário aqui no Criadouro Onça Pintada ou sendo um Ecocolaborador.
Imagem
Estes são João e Maria e sua espécie está ameaçada de extinção. A degradação e a redução dos habitats são apontadas como as principais causas da perda populacional da espécie, mas a caça, o atropelamento em estradas e os incêndios florestais também contribuem para colocar o tamanduá-bandeira na lista de espécies ameaçadas de extinção.

Com muito pouco podemos reverter isso.
Copyright® Criadouro Onça Pintada - Todos os direitos reservados. Política de Privacidade.

Este site utiliza cookies para otimizar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, consideramos que você está de acordo com a nossa Política de Privacidade. Para mais informações, clique aqui.