Aves

Marreca Oliveira

Nome Popular: Marreca oliveira.

Nome Científico: Anas sibilatrix
Significa: do (latim) anas = pato; e do (latim) sibilatrix = sibilar, assobiar. ⇒ Pato que sibila ou pato que assobia.

Reino: Animalia

Filo: Chordata

Classe: Aves

Ordem: Anseriformes

Família: Anatidae

Subfamília: Anatidae

Espécie: M. Sibilatrix

Estado de Conservação: Pouco preocupante

iucn_lc.png
Características:
Mede entre 43 e 54 centímetros de comprimento com uma envergadura entre 75 e 86 centímetros. Pesa entre 828 e 939 gramas (del Hoyo, 2016).
 
É um pato relativamente compacto com coloração geral da plumagem nas cores castanho, preto e branco. Os flancos são castanhos. Apresenta uma bela faixa verde larga, iridescente que estende desde a parte posterior dos olhos até a parte traseira do pescoço (Blake, 1977), (Kear, 2005), (Ogilvie, 2002). As bochechas e a fronte são brancas ou branco-pardacento. O peito apresenta belo barrado preto; ventre e crisso são esbranquiçados ou levemente pardacentos. As coberteiras primárias e as rêmiges primárias são escuras e apresentam as raques na coloração branca. Coberteiras secundárias de coloração branca e bem visíveis quando a ave está em voo. As penas supracaudais são brancas. A cauda é escura, variando na coloração entre o marrom acinzentado e o preto.
 
Bico cinza azulado com a ponta negra, narinas negras e uma mandíbula inferior também preta. As pernas e pés são cinzentos.

O macho e a fêmea são semelhantes em aparência, mas o macho tem uma forma de cabeça ligeiramente mais volumosa e arredondada. A coloração da fêmea é mais pálida no geral, particularmente na cabeça onde tem a faixa verde menos brilhante. A coloração branca da face da fêmea também é menos pura (del Hoyo, 2016).

Os jovens assemelham-se aos adultos, mas são muito mais pálidos, com os flancos barrados e manchas marrons nas asas e muito menos iridescência na cabeça, com uma banda verde menos brilhante e uma face branca menos pura.

A marreca oveira é descrita como um pássaro altamente vocal, e tem o nome da espécie, sibilatrix, que significa “assobiar”, em referência ao alto chamado do macho. A fêmea, em contraste, dá altos “honks” ou um rosnado baixo (Blake, 1977), (Kear, 2005). 

Distribuição Geográfica:

Conheça mais

Você pode ajudar na conservação do meio ambiente participando da preservação de espécies ameaçadas, sendo um Ecovoluntário aqui no Criadouro Onça Pintada ou sendo um Ecocolaborador.
Imagem
Esta é a linda Aburria jacutinga, ou simplesmente jacutinga. Ela é uma ave da família dos caracídeos, classificada como ameaçada, em perigo devido a destruíção do seu habitat!

Com muito pouco podemos reverter isso.
Copyright® Criadouro Onça Pintada - Todos os direitos reservados. Política de Privacidade.

Este site utiliza cookies para otimizar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, consideramos que você está de acordo com a nossa Política de Privacidade. Para mais informações, clique aqui.