Mamíferos

Macaco Prego de Barriga Amarela

Nome Popular: Macaco prego de barriga amarela

Nome Científico: Sapajus xanthosternos

Reino: Animalia

Filo: Chordata

Classe: Mammalia

Ordem: Primates

Subordem: Haplorrhini

Parvordem: Platyrrhini

Família: Cebidae

Subfamília: Cebinae

Gênero: Sapajus

Espécie: L. Xanthosternos

Estado de Conservação: Em perigo crítico (IUN 3.1)



Características:
O macaco-prego-do-peito-amarelo tem a cabeça e a barriga amarelas, similar à um dourado e tem o resto do corpo todo em preto, possui uma calda levemente preênsil, possibilitando-o atacar e utilizar a calda para movimentação. O macho tem um comprimento de aproximadamente 39 centímetros e uma cauda de aproximadamente 41, pesando entre 2 e 4.8 quilos. Já a fêmea tem uma altura um pouco reduzida, tem entre 36 e 39 cm de comprimento e pesa 1.3 quilos. Essa espécie de macaco foi diferenciada pela ausência de tufos na cabeça, enquanto outras espécies de macaco-prego tem, essa não tem.
 
Alimentação:
A dieta dos Sapajus xanthosternos, é descrita como variada e abrange diversos itens alimentares como frutos, flores, partes vegetativas, mais especificamente base foliar de bromélia, meristema apical de palmeiras, broto de bambu e talos, também tem alguns invertebrados em sua dieta e também algumas cascas e terra, um hábito interessante observado nessa espécie é a habilidade dele de extrair recursos e alimentos, como eles utilizarem pedras para abrir cocos das espécies Syagrus sp e Attalea sp., por Canale et al.,2009.Foi observado na Reserva Biológica de Una um hábito um pouco diferente, o macaco-prego-do-peito-amarelo além de ter hábitos onívoros também tem um hábito predatório com lagartos, como foi observado numa pesquisa de campo na  Reserva Biológica de Una, de acordo com os resultados da pesquisa, foi percebido que os macacos predavam 5 tipos de lagartos tendo sido 3 deles identificados pelos pesquisadores, sendo o primeiro o da família Polychrotidae, o segundo da família dos Dactyloidae, e o terceiro da família Leiosauridae. Os outros 2 lagartos não foram identificados pelos pesquisadores pois os lagartos foram completamente comidos pelos macacos. Uma observação do grupo foi que em todos os dias de observação, os macacos não compartilhavam partes dos lagartos com outros membros, mesmo que alguns desses membros implorassem por uma parte. O processo de alimentação dos macacos-prego-do-peito-amarelo é por etapas, primeiro os lagartos tinham todas as suas vísceras retiradas e o trato digestivo completamente retirada e comida, após isso sua cabeça e membros anteriores são totalmente comidas, porém seus membros posteriores muitas vezes caem das árvores onde eles estão se alimentando, possibilitando assim o rastreamento e pesquisa dos tipos de lagartos.Outro caso de predação do macaco-prego-do-peito-amarelo, que é uma espécie em perigo crítico de extinção, é com os ovos de uma espécie de ave que também está em ameaça de extinção que é o Mutum-do-sudeste, nome científico Crax blumenbachii, esse caso de predação é raro e foi percebido na Mata Atlântica, mais especificamente na Reserva Biológica de Una

Distribuição Geográfica:

 

Conheça mais

Você pode ajudar na conservação do meio ambiente participando da preservação de espécies ameaçadas, sendo um Ecovoluntário aqui no Criadouro Onça Pintada ou sendo um Ecocolaborador.
Imagem
Olá amigos, parece mais uma foto de um filhote, mas é um verdadeiro troféu a toda equipe do Criadouro. Filhote de mico-leão-preto (Leontopithecus Chrysopygus), espécie ameaçada, classificada como “em perigo”, fruto da reprodução de um casal que recebemos.

Com muito pouco podemos reverter isso.
Copyright® Criadouro Onça Pintada - Todos os direitos reservados. Política de Privacidade.

Este site utiliza cookies para otimizar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, consideramos que você está de acordo com a nossa Política de Privacidade. Para mais informações, clique aqui.