Mamíferos

Macaco Parauacu

Nome Popular: Macaco parauacu

Nome Científico: Pithecia irrorata

Reino: Animalia

Filo: Chordata

Classe: Mammalia

Ordem: Primates

Família: Pitheciidae

Gênero: Pithecia

Espécie: A. irrorata

Estado de Conservação: Pouco preocupante

iucn_lc.png
Características:
O parauacu (Pithecia irrorata) é um macaco relativamente pequeno: pode pesar no máximo três quilos. Conhecido também como acari e macaco-cabeludo, tem uma espécie de penugem branca no queixo. A pelagem, espessa e diferente, o faz ser perseguido e caçado.
 
Como as outras espécies do gênero bugio (Alouatta), os animais emitem vocalizações, muitas vezes de forma espontânea, que parece ter mais uma função na regulação do uso do território, sinalizando a outros grupos a posse de um determinado espaço. Caso ocorra vocalizações de grupos estranhos no território de um determinado bando, o macho alpha apresenta vocalizações e inicia buscas na região em que tais vocalizações têm origem.

Alimentação:
A alimentação é composta por polpa das frutas, folhas e sementes jovens, flores, casca de árvores, vagens de leguminosas e alguns insetos, sobretudo formigas

Distribuição Geográfica:

 

Conheça mais

Você pode ajudar na conservação do meio ambiente participando da preservação de espécies ameaçadas, sendo um Ecovoluntário aqui no Criadouro Onça Pintada ou sendo um Ecocolaborador.
Imagem
É a espécie de macaco prego mais ameaçada, vivendo em uma região bastante habitada da Mata Atlântica. Quadrúpede, escalador, podendo assumir a posição bípede por certo tempo. Também pode saltar, chegando até 3 metros de distância. Bastante inteligente, consegue fazer uso até mesmo de ferramentas para aproveitar recursos alimentares.

Com muito pouco podemos reverter isso.
Copyright® Criadouro Onça Pintada - Todos os direitos reservados. Política de Privacidade.

Este site utiliza cookies para otimizar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, consideramos que você está de acordo com a nossa Política de Privacidade. Para mais informações, clique aqui.