Mamíferos

Macaco Bugio Preto

Nome Popular: Macaco bugio preto

Seu nome popular bugio deriva do topônimo Bugia, uma cidade da Argélia para a qual se exportavam velas e, provavelmente macacos. O topônimo, por sua vez, originou-se no árabe vulgar Budjia. Já seus demais nomes populares, guariba e carajá, derivam do tupi-guarani: o primeiro de waríwa ou gwa'riwa; o segundo de karaiá.

Nome Científico: Alouatta caraya

Reino: Animalia

Filo: Chordata

Classe: Mammalia

Ordem: Primates

Família: Atelidae

Gênero: Alouatta

Espécie: A. Caraya

Estado de Conservação: Pouco preocupante

iucn_lc.png

Características:
O macho adulto é preto, enquanto que as fêmeas e os juvenis são castanho-amarelados. O dimorfismo sexual é extremo, com os machos totalmente pretos, pesando em média 6,7 quilos e as fêmeas possuem uma coloração castanho-claro, pesando em média 4,5 quilos. Os juvenis possuem a mesma coloração que as fêmeas, sendo que os machos passam a ser pretos quando atingem cerca de 5 quilos de peso.
 
Como as outras espécies do gênero bugio (Alouatta), os animais emitem vocalizações, muitas vezes de forma espontânea, que parece ter mais uma função na regulação do uso do território, sinalizando a outros grupos a posse de um determinado espaço. Caso ocorra vocalizações de grupos estranhos no território de um determinado bando, o macho alpha apresenta vocalizações e inicia buscas na região em que tais vocalizações têm origem.

Alimentação:
Os bugios são animais com uma dieta predominantemente folívora, embora, ela possa variar para dietas mais onívoras. Tal regime alimentar dá boas perspectivas na conservação da espécie, que acaba precisando de uma área de vida menor do que espécies essencialmente frugívoras.

Distribuição Geográfica:


Conheça mais

Você pode ajudar na conservação do meio ambiente participando da preservação de espécies ameaçadas, sendo um Ecovoluntário aqui no Criadouro Onça Pintada ou sendo um Ecocolaborador.
Imagem
É a espécie de macaco prego mais ameaçada, vivendo em uma região bastante habitada da Mata Atlântica. Quadrúpede, escalador, podendo assumir a posição bípede por certo tempo. Também pode saltar, chegando até 3 metros de distância. Bastante inteligente, consegue fazer uso até mesmo de ferramentas para aproveitar recursos alimentares.

Com muito pouco podemos reverter isso.
Copyright® Criadouro Onça Pintada - Todos os direitos reservados. Política de Privacidade.

Este site utiliza cookies para otimizar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, consideramos que você está de acordo com a nossa Política de Privacidade. Para mais informações, clique aqui.