Mamíferos

Macaco Barrigudo

Nome Popular: Macaco barrigudo

Nome Científico: Lagothrix cana

Reino: Animalia

Filo: Chordata

Classe: Mammalia

Ordem: Primates

Subordem: Haplorrhini

Família: Atelidae

Subfamília: Atelidae

Gênero: Lagotthrix

Espécie: L. Cana

Estado de Conservação: Em perigo



Características:
O macaco-barrigudo (Lagothrix cana) tem características físicas bem específicas, como a cabeça arredondada, coberta por pelos curtos, que não passam de um centímetro, e a pelagem do ventre longa e escura, daí a impressão de ser barrigudo.
 
Raramente desce ao chão, pois prefere descansar nas árvores mais altas da mata densa. Em geral anda em bandos de até 20 indivíduos, devidamente equilibrados no número de machos e fêmeas.
 
A maturidade sexual ocorre entre quatro e cinco anos. Após 225 dias de gestação, nasce um único filhote, de coloração bem mais clara que os pais. O desmame se dá aos cinco meses, quando o filhote já caminha sozinho.
 
Alimentação:
Em média, pesa cerca de 7 quilos e se alimenta de folhas, sementes, insetos e aracnídeos.

Distribuição Geográfica:
Natural da América do Sul, ocorre em Roraima, Pará, Amazonas, Acre e Mato Grosso. Encontra-se ameaçado de extinção devido à caça e o tráfico de animais silvestres.
 

Conheça mais

Você pode ajudar na conservação do meio ambiente participando da preservação de espécies ameaçadas, sendo um Ecovoluntário aqui no Criadouro Onça Pintada ou sendo um Ecocolaborador.
Imagem
Estes são João e Maria e sua espécie está ameaçada de extinção. A degradação e a redução dos habitats são apontadas como as principais causas da perda populacional da espécie, mas a caça, o atropelamento em estradas e os incêndios florestais também contribuem para colocar o tamanduá-bandeira na lista de espécies ameaçadas de extinção.

Com muito pouco podemos reverter isso.
Copyright® Criadouro Onça Pintada - Todos os direitos reservados. Política de Privacidade.

Este site utiliza cookies para otimizar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, consideramos que você está de acordo com a nossa Política de Privacidade. Para mais informações, clique aqui.