Mamíferos

Macaco Aranha

Nome Popular: Macaco aranha

O macaco-aranha, também nomeado como quatá (coatá), praticamente privado do polegar, tem uma capacidade descomunal com a cauda. A cauda funciona com a força e a agilidade dos outros membros, podendo ser considerada uma quinta mão. 

Nome Científico: Ateles paniscus

Reino: Animalia

Filo: Chordata

Classe: Mammalia

Ordem: Primates

Subordem: Haplorhini

Infraordem: Simiiformes

Família: Atelidae

Gênero: Ateles

Espécie: A. Paniscus

Estado de Conservação: Vulnerável



Características:
O macaco-aranha habita a Floresta Amazônica, ocupando quase sempre a copa das árvores, auxiliado pela sua cauda pênsil utilizada para locomoção e equilíbrio, e raramente descendo para se alimentar. Possui hábitos frugívoros, alimentando-se de mel, frutas, folhas novas e outras partes de árvores e plantas.
 
Os machos da espécie possuem um chamado que pode ser ouvido a cerca de 500 metros pelos outros, sendo utilizada para alertas de predadores e localização de alimentos.
 
Os grupos da espécie geralmente contam com 18 membros e as fêmeas têm apenas 1 filhote por ano que é totalmente dependente durante seus primeiros 10 meses.
 
Medem cerca de 60 centímetros, pesando em média 8 kg. As fêmeas são menores que os indivíduos machos. 

Alimentação:
O macaco-aranha alimenta-se dos frutos das árvores tropicais. Alguns cientistas associam a sua dieta frugívora ao padrão "desinquieto" de seu comportamento contrastando-se com espécies que se alimentam de folhas feito o macaco-barrigudo (Lagothrix lagotricha). 

Distribuição Geográfica:

 

Conheça mais

Você pode ajudar na conservação do meio ambiente participando da preservação de espécies ameaçadas, sendo um Ecovoluntário aqui no Criadouro Onça Pintada ou sendo um Ecocolaborador.
Imagem
Olá amigos, parece mais uma foto de um filhote, mas é um verdadeiro troféu a toda equipe do Criadouro. Filhote de mico-leão-preto (Leontopithecus Chrysopygus), espécie ameaçada, classificada como “em perigo”, fruto da reprodução de um casal que recebemos.

Com muito pouco podemos reverter isso.
Copyright® Criadouro Onça Pintada - Todos os direitos reservados. Política de Privacidade.

Este site utiliza cookies para otimizar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, consideramos que você está de acordo com a nossa Política de Privacidade. Para mais informações, clique aqui.