Aves

Jandaia de Cabeça Vermelha

Nome Popular: Jandaia de cabeça vermelha

Nome Científico: Aratinga auricapillus 
Significa: do (tupi-guarani) ará = sufixo utilizado para identificar ave, pássaro; e tinga = branco; e do (latim) aurum, auri = ouro; e -capillus, caput = cabelo da cabeça, cabeça. ⇒ Pássaro com cabelo de ouro. 

Reino: Animalia

Filo: Chordata

Classe: Aves

Ordem: Psittaciformes

Família: Psittacidae

Subfamília: Arinae

Espécie: A. Auricapillus

Estado de Conservação: Quase ameaçada



Características:
Mede cerca de 30 centímetros de comprimento e pesa 130 gramas. Verde escura, somente com a parte anterior da cabeça e abdômen de coloração vermelho alaranjado lavados, sem o brilho encontrado na testa da ave. A testa, os lores e região orbital são de coloração vermelho alaranjado intenso, a coroa é amarela brilhante. As asas são verdes e apresentam as alulas azuis, as coberteiras primárias azuladas criando uma bela faixa azul na porção mediana da asa verde. As rêmiges primárias são verdes com as pontas azuladas. A cauda é longa, azul esverdeada e sem brilho.

O bico é escuro, quase preto, os olhos apresentam um anel periocular escuro e a íris cinza. Os tarsos e pés são cinza escuros.

Não há diferenças externas aparentes entre machos e fêmeas.

Alimentação:
Alimenta-se de sementes, castanhas e frutas. 
 
Distribuição Geográfica:

Conheça mais

Você pode ajudar na conservação do meio ambiente participando da preservação de espécies ameaçadas, sendo um Ecovoluntário aqui no Criadouro Onça Pintada ou sendo um Ecocolaborador.
Imagem
Este é o Namor, nossa lontrinha linda.
Atualmente, as espécies de lontra que ocorrem no Brasil, a lontra-neotropical e a lontra-gigante, estão classificadas, segundo a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas.

Com muito pouco podemos reverter isso.
Copyright® Criadouro Onça Pintada - Todos os direitos reservados. Política de Privacidade.

Este site utiliza cookies para otimizar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, consideramos que você está de acordo com a nossa Política de Privacidade. Para mais informações, clique aqui.