Aves

Jandaia de Cabeça Vermelha

Nome Popular: Jandaia de cabeça vermelha

Nome Científico: Aratinga auricapillus 
Significa: do (tupi-guarani) ará = sufixo utilizado para identificar ave, pássaro; e tinga = branco; e do (latim) aurum, auri = ouro; e -capillus, caput = cabelo da cabeça, cabeça. ⇒ Pássaro com cabelo de ouro. 

Reino: Animalia

Filo: Chordata

Classe: Aves

Ordem: Psittaciformes

Família: Psittacidae

Subfamília: Arinae

Espécie: A. Auricapillus

Estado de Conservação: Quase ameaçada



Características:
Mede cerca de 30 centímetros de comprimento e pesa 130 gramas. Verde escura, somente com a parte anterior da cabeça e abdômen de coloração vermelho alaranjado lavados, sem o brilho encontrado na testa da ave. A testa, os lores e região orbital são de coloração vermelho alaranjado intenso, a coroa é amarela brilhante. As asas são verdes e apresentam as alulas azuis, as coberteiras primárias azuladas criando uma bela faixa azul na porção mediana da asa verde. As rêmiges primárias são verdes com as pontas azuladas. A cauda é longa, azul esverdeada e sem brilho.

O bico é escuro, quase preto, os olhos apresentam um anel periocular escuro e a íris cinza. Os tarsos e pés são cinza escuros.

Não há diferenças externas aparentes entre machos e fêmeas.

Alimentação:
Alimenta-se de sementes, castanhas e frutas. 
 
Distribuição Geográfica:

Conheça mais

Você pode ajudar na conservação do meio ambiente participando da preservação de espécies ameaçadas, sendo um Ecovoluntário aqui no Criadouro Onça Pintada ou sendo um Ecocolaborador.
Imagem
Olá amigos, o cachorro vinagre ( Speothos venaticus ) é uma espécie classificada como ameaçada, possui um comportamento social no grupo, e costumam caçar juntos.

Com muito pouco podemos reverter isso.
Copyright® Criadouro Onça Pintada - Todos os direitos reservados. Política de Privacidade.

Este site utiliza cookies para otimizar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, consideramos que você está de acordo com a nossa Política de Privacidade. Para mais informações, clique aqui.