Aves

Jacutinga Garganta Azul

Nome Popular: A jacutinga-de-garganta-azul é uma ave da ordem dos Galliformes da família Cracidae.

Também conhecida como cujubim e jacutinga. O nome jacutinga é de origem tupi e ressalta o branco da ave. Tinga significa claro, usada pelos índios para diferenciar do jacu propriamente dito. Jacutinga também é usado para outra espécie desse gênero, exclusiva da Mata Atlântica e muito ameaçada de extinção. 

Nome Científico: Aburria Cumanensis 
Significa: de burria, aburri, aburria = nome ameríndio colombiano onomatopeico para aves genericamente chamadas de jacu; e de cumanensis = referente ou originário de Cumaná, cidade venezuelana capital do estado de Sucre. ⇒ Aburria de Cumaná. 

Reino: Animalia

Filo: Chordata

Classe: Aves

Ordem: Galliformes

Família: Cracidae

Espécie: A. Cumnensis

Estado de Conservação: Pouco preocupante

iucn_lc.png

Características:
Mede entre 60 e 69 centímetros de comprimento, sendo menor que o Cujubi Aburria cujubi, e pesa entre 1,25 e 1,35 quilograma.
Grande ave negra, forte contraste com o branco dominante na cabeça e da asa, em especial voando. A barbela é cinza clara, quase branca, com uma estreita pele pendendo no centro, também retrátil, como no gênero Penelope, mas sempre visível. As pernas, avermelhadas, são muito pequenas em proporção ao corpo. A cauda é longa e negra. 

Alimentação:
Vive em casais ou em bandos, alimentando-se de frutos no meio das copas. Também vai nos ipês floridos para comer as flores. Raramente pousa no solo

Distribuição Geográfica:


 

Conheça mais

Você pode ajudar na conservação do meio ambiente participando da preservação de espécies ameaçadas, sendo um Ecovoluntário aqui no Criadouro Onça Pintada ou sendo um Ecocolaborador.
Imagem
Esta é a linda Aburria jacutinga, ou simplesmente jacutinga. Ela é uma ave da família dos caracídeos, classificada como ameaçada, em perigo devido a destruíção do seu habitat!

Com muito pouco podemos reverter isso.
Copyright® Criadouro Onça Pintada - Todos os direitos reservados. Política de Privacidade.

Este site utiliza cookies para otimizar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, consideramos que você está de acordo com a nossa Política de Privacidade. Para mais informações, clique aqui.