Répteis

Jabuti-tinga

Nome Popular: Jabuti-tinga

Nome Científico: Chelonoides debticulata

Reino: Animalia

Filo: Chordata

Classe: Reptilia

Ordem: Testudinata

Família: Testutinidae

Gênero: Chelonoidis

Espécie: C. Denticulata

Estado de Conservação: Vulnerável



Características:
Em Tupi, Jabuti-tinga quer dizer "O que come pouco branco". Em Inglês, é chamado de Yellow-Footed Tortoise (Tartaruga de Pés Amarelos), pois possui escamas amarelas, ou amarelo-alaranjadas, nas patas e na cabeça. Seu casco possui coloração mais opaca.
 
O jabuti-tinga é maior do que o jabuti-piranga.Possui cerca de 70 centímetros, podendo chegar a ter mais e 1 metro de comprimento, contando só a carapaça, o que faz dele a maior tartaruga terrestre da América do Sul continental.Chega a pesar 60 quilos.

Em média, um jabuti-tinga vive 80 anos, mas pode ultrapassar os 100 anos de idade

Alimentação:
Esses répteis são onívoros: cerca de 85% de sua dieta ideal é composta de vegetais folhosos, 10% à base de frutas, e os 5% restantes podem ser complementados com proteína animal, tais como insetos, minhocas e outros pequenos animais. 

Distribuição Geográfica:
É encontrado majoritariamente na Região da Amazônia e nas ilhas ao norte da América do Sul, mas pode habitar também o centro-oeste do Continente, e em menor escala, Região Sudeste do Brasil.

Conheça mais

Você pode ajudar na conservação do meio ambiente participando da preservação de espécies ameaçadas, sendo um Ecovoluntário aqui no Criadouro Onça Pintada ou sendo um Ecocolaborador.
Imagem
A harpia é considerada a maior águia do mundo e está na lista dos animais ameaçados de extinção. Um estudo mostra a perda de habitat das harpias. O desmatamento é o que mais tem contribuído para o desaparecimento da ave.

Com muito pouco podemos reverter isso.
Copyright® Criadouro Onça Pintada - Todos os direitos reservados. Política de Privacidade.

Este site utiliza cookies para otimizar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, consideramos que você está de acordo com a nossa Política de Privacidade. Para mais informações, clique aqui.