Aves

Guaxe

Nome Popular: Guaxe

Nome Científico: Cacicus haemorrhous
Significa: do (espanhol) cacicus = cacique; nome para caciques utilizado no caribe espanhol; e do (grego) haima = sangue; e orrhos = anca, costas, traseira, uropígio. ⇒ Cacique com uropígio cor de sangue. 

Reino: Animalia

Filo: Chordata

Classe: Aves

Ordem: Psittaciformes

Subordem: Passeri

Parvordem: Passerida

Família: Icteridae

Subfamília: Cacicinae

Espécie: C. Haemorrhous

Estado de Conservação: Pouco preocupante

iucn_lc.png
Características:
Mede entre 21,5 e 29,5 centímetros de comprimento e tem entre 62 e 96 gramas de peso. O macho mede de 27 a 29,5 centímetros de comprimento e a fêmea 21,5 a 24 centímetros.

A plumagem do guaxe é quase totalmente negra. A íris é azul. O bico é longo, reto e amarelo. A parte posterior das costas e o uropígio são de cor vermelha. Esta parte é especialmente visível em voo. As pernas são pretas.

Não há nenhuma diferença visível entre a plumagem do indivíduo do sexo masculino e o indivíduo do sexo feminino. Os machos são ligeiramente maiores que as fêmeas.

A plumagem juvenil é fuligem, apresentando a íris na cor marrom.

A vocalização é rouca, misturada com assovios; canto barulhento. 

Alimentação:
Onívoro.
 
Distribuição Geográfica:

Conheça mais

Você pode ajudar na conservação do meio ambiente participando da preservação de espécies ameaçadas, sendo um Ecovoluntário aqui no Criadouro Onça Pintada ou sendo um Ecocolaborador.
Imagem
Esta é a linda Aburria jacutinga, ou simplesmente jacutinga. Ela é uma ave da família dos caracídeos, classificada como ameaçada, em perigo devido a destruíção do seu habitat!

Com muito pouco podemos reverter isso.
Copyright® Criadouro Onça Pintada - Todos os direitos reservados. Política de Privacidade.

Este site utiliza cookies para otimizar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, consideramos que você está de acordo com a nossa Política de Privacidade. Para mais informações, clique aqui.