Mamíferos

Gato Mourisco

Nome Popular: Gato Mourisco

Nome Científico: Herpailurus yagourondi

Reino: Animalia

Filo: Chordata

Classe: Mammalia

Ordem: Carnivora

Família: Felídeos

Subfamília: Felíneos

Gênero: Herpailurus

Espécie: H. Yagouaroundi

Estado de Conservação: Pouco preocupante


Características:
O jaguarundi é um gato de porte médio, de constituição esguia e coloração uniforme que difere significativamente de outros gatos neotropicais - como os pequenos gatos malhados do gênero Leopardus - em sua aparência externa. Isso foi atribuído a variações em seu cariótipo - o jaguarundi tem 38 cromossomos, ao contrário dos 36 em outros pequenos gatos sul-americanos, e as características cromossômicas se assemelham às dos gatos do Velho Mundo, como o gato-leopardo (Prionailurus bengalensis). Na verdade, apresenta várias características observadas em mustelídeos, como lontras e doninhas - tem corpo alongado com pernas relativamente curtas, cabeça pequena e estreita, orelhas pequenas e redondas, focinho curto e cauda longa. O comprimento da cabeça e do corpo está entre 53 e 77 centímetros (21 e 30 polegadas); a cauda forte e muscular tem 31–52 centímetros (12–20 polegadas) de comprimento. Cerca de duas vezes maior que o gato doméstico, atinge quase 360 ​​milímetros (14 polegadas) no ombro e pesa 3,5–7 quilos (7,7–15,4 libras), embora indivíduos maiores pesando cerca de 9 quilos (19,8 libras) tenham sido relatados. Os machos são ligeiramente maiores que as fêmeas.
 
A pelagem é uniformemente colorida com no máximo algumas marcas fracas no rosto e na barriga, embora os filhotes sejam manchados por um curto período. Marcas pretas e brancas nos lábios e no focinho, semelhantes às do puma, podem ser vistas claramente em jovens e alguns adultos.

São conhecidas dois morfos de cores (embora tons intermediários também sejam vistos) - cinza (pelo escuro a cinza-amarronzado com uma aparência grisalha devido a anéis brilhantes e escuros em cada cabelo) e vermelho (vermelho raposo a castanho); anteriormente, esses morfos eram considerados duas espécies diferentes. Indivíduos de ambas as cores podem nascer na mesma ninhada. Os indivíduos marrom-escuros parecem-se superficialmente com a irara (Eira barbara), mas esta última pode ser diferenciada pela mancha clara e amarelada na garganta. O morfo vermelho é visto com mais frequência em áreas abertas e secas. Foram relatados indivíduos melanísticos, mas a pelagem não é completamente preta; a cabeça e a garganta estão claramente mais pálidas do que o resto do corpo. 
 
Os jaguarundis pardos têm uma coloração semelhante à do significativamente maior puma. O número diploide de cromossomos no jaguarundi é 2n = 38.
 
Alimentação:
O jaguarundi normalmente se alimenta de presas de pequeno porte com peso inferior a 1 quilo (2,2 libras), incluindo aves que se alimentam do solo, répteis, roedores e pequenos mamíferos. Também captura presas maiores, como aves domésticas, peixes, saguis, coelhos e gambás; um estudo registrou veados pequenos (possivelmente carniça) na dieta. Vegetações como gramíneas também foram registradas em sua dieta.Um estudo mostrou que os jaguarundis pegam 400 g de presas de vertebrados em média todos os dias.A ampla variedade de presas registradas para o jaguarundi em toda sua área de distribuição e as proporções variáveis de diferentes presas em sua dieta podem indicar que o gato tende a se alimentar das presas mais abundantes e facilmente capturáveis da área

Distribuição Geográfica:

 

Conheça mais

Você pode ajudar na conservação do meio ambiente participando da preservação de espécies ameaçadas, sendo um Ecovoluntário aqui no Criadouro Onça Pintada ou sendo um Ecocolaborador.
Imagem
Olá amigos, parece mais uma foto de um filhote, mas é um verdadeiro troféu a toda equipe do Criadouro. Filhote de mico-leão-preto (Leontopithecus Chrysopygus), espécie ameaçada, classificada como “em perigo”, fruto da reprodução de um casal que recebemos.

Com muito pouco podemos reverter isso.
Copyright® Criadouro Onça Pintada - Todos os direitos reservados. Política de Privacidade.

Este site utiliza cookies para otimizar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, consideramos que você está de acordo com a nossa Política de Privacidade. Para mais informações, clique aqui.