Mamíferos

Cutia da Amazônia

Nome Popular: Cutia da amazônia - O nome popular cutia deriva do tupi aku'ti no sentido de "mamífero roedor"

Nome Científico: Cerdocyon thous

Reino: Animalia

Filo: Chordata

Classe: Mammalia

Ordem: Rodentia

Família: Dasyproctidae

Gênero: Dasyprocta

Espécie: C. Leporina

Estado de Conservação: Pouco preocupante


Características:
Dasyprocta leporina registra comprimento da cabeça e do corpo entre 47 e 65 centímetros, comprimento da cauda de um a três centímetros, e comprimento do retropé de 11,8 a 1,48 centímetros. Pesa entre 2,1 e 5,9 quilos. Geralmente tem cabeça e quartos dianteiros oliváceos finamente grisalhos; garupa vermelho-escuro a laranja-amarelado, coberto por pelos longos e retos, que se projetam na franja, geralmente amarelo-pálido ou alaranjado na base

Alimentação:
É frugívoro e alimenta-se principalmente de sementes, polpa, folhas, raízes e frutos. Também se alimenta de larvas de insetos quando os recursos vegetais são baixos.[7] É conhecido por se alimentar e dispersar sementes de brejaúva (Astrocaryum aculeatissimum),[8] bem como sementes de jatobá (Hymenaea courbaril)

Distribuição Geográfica:

 

Conheça mais

Você pode ajudar na conservação do meio ambiente participando da preservação de espécies ameaçadas, sendo um Ecovoluntário aqui no Criadouro Onça Pintada ou sendo um Ecocolaborador.
Imagem
A harpia é considerada a maior águia do mundo e está na lista dos animais ameaçados de extinção. Um estudo mostra a perda de habitat das harpias. O desmatamento é o que mais tem contribuído para o desaparecimento da ave.

Com muito pouco podemos reverter isso.
Copyright® Criadouro Onça Pintada - Todos os direitos reservados. Política de Privacidade.

Este site utiliza cookies para otimizar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, consideramos que você está de acordo com a nossa Política de Privacidade. Para mais informações, clique aqui.