Aves

Coruja Diabo

Nome Popular: Coruja diabo

Mocho diabo - Também conhecida como coruja-diabo e mocho-do-diabo. Vive em áreas de cerrado e em florestas artificiais de pinheiros, na Amazônia, Centro-oeste, Sudeste e Sul.

Nome Científico: Asio stygius
o (latim) asio = tipo de coruja orelhuda; e sygium, stygius = do inferno, infernal. ⇒ Coruja orelhuda do inferno. Na mitologia grega Styx era o nome de um rio no mundo inferior.
 
Primeira descrição: Nyctalops stygius - Wagler. 1832 - Minas Gerais - Brasil

Reino: Animalia

Filo: Chordata

Classe: Aves

Ordem: Strigiformes

Família: Strigidae

Espécie: A. Stygius

Estado de Conservação: Pouco preocupante

iucn_lc.png
Características:
Coruja de tamanho médio-grande, variando de 40 a 43 cm (macho) e de 38,5 a 47,5 cm (fêmea) e pesando de 311 a 685 g (macho) e de 411 a 680 g (fêmea). Apresenta aspecto escuro com duas “orelhas” eretas, olhos apresentando íris amarela.
 
O Mocho Diabo apresenta um disco facial marrom escuro com manchas brancas finas. Ele apresenta uma curta, porém importante sobrancelha branca. Entre os olhos pode-se encontrar uma mancha em forma de gota de pequenas penas claras. Orelhas longas e visíveis particularmente quando o pássaro está alerta. As partes superiores são de coloração cinza amarronzada, a coroa é fortemente coberta com manchas brilhantes que contrastam com a coloração escura de fundo. O manto, asas e seu entorno tem cor cinza escura sólida, deixando apenas algumas bordas pálidas nas pontas das penas. As coberteiras são ligeiramente manchadas de branco. As rêmiges primárias exibem padrão na cor cinza escuro com algumas estrias de manchas pálidas. As rêmiges secundárias apresentam listras escuras. A cauda é escura com fino barrado claro. As partes ventrais são marrom pálido com grandes marcas escuras na porção superior do tórax. O ventre inferior é coberto com longas linhas escuras na forma de gotículas ou em forma de largas estrias e o crisso é marrom claro. Os tarsos são emplumados. Os pés são parcialmente cobertos com penas curtas. Íris amarela ou amarelo alaranjada. A cera é marrom acinzentada, bico preto. As pernas são marrons claro, as garras são fortes e apresentam as pontas pretas.
 
Os juvenis são claros, com plumagem pálida apresentando um fino barrado cinza. O disco facial e as asas são de coloração fuligem escura ou preta bastante contrastante com a coloração clara do restante da cabeça. 
 
Alimentação:
Alimenta-se de pequenos mamíferos, incluindo morcegos, e aves até o tamanho de pombos. Inclui-se também outros pequenos vertebrados e insetos.
 
Tem como hábito de caça a investida à presa vinda de um poleiro. Morcegos são caçados em pleno voo.
Distribuição Geográfica:

Conheça mais

Você pode ajudar na conservação do meio ambiente participando da preservação de espécies ameaçadas, sendo um Ecovoluntário aqui no Criadouro Onça Pintada ou sendo um Ecocolaborador.
Imagem
Este é o Namor, nossa lontrinha linda.
Atualmente, as espécies de lontra que ocorrem no Brasil, a lontra-neotropical e a lontra-gigante, estão classificadas, segundo a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas.

Com muito pouco podemos reverter isso.
Copyright® Criadouro Onça Pintada - Todos os direitos reservados. Política de Privacidade.

Este site utiliza cookies para otimizar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, consideramos que você está de acordo com a nossa Política de Privacidade. Para mais informações, clique aqui.