Aves

Arara Azul

Nome Popular: Arara azul

Conhecida também como arara-azul-grande, arara-preta (Mato Grosso), arara-una (“una” significa “negro” em tupi) e arara-hiacinta. 

Nome Científico: Anodorhynchus hyacinthinus
Significa: do (grego) anodön = sem dente, desdentado; e rhunkos = bico; e do (latim) hyacinthina, hyacinthinus, com origem no (grego) huakinthos = do jacinto; = referente a flor azul do jacinto europeu. ⇒ (Ave da cor) do jacinto com bico desdentado. 

Reino: Animalia

Filo: Chordata

Classe: Aves

Ordem: Psittaciformes

Família: Psittacidae

Subfamília: Arinae

Espécie: A. Hyacinthinus

Estado de Conservação: Vulnerável



Características:
 Mede cerca de 98 centímetros de comprimento e pesa 1,5 quilo. Coloração inconfundível, principalmente azul intensa, com diferentes tonalidades. Base do bico e anel ocular nus e de cor amarela, partes internas das asas e cauda negras.
 
Gigante entre as araras, a arara-azul-grande é considerada o maior representante da família em todo o mundo. 

Alimentação:
A Arara-azul-grande tem sua alimentação especializada em frutos de palmeiras. No Pantanal Matogrossense ela se alimenta de coquinhos bocaiúva (Acrocomia totai) e acuri (Schelea phaleata). Na região de encontro entre o Piauí, Tocantins, Maranhão e Bahia, ela se alimenta de piaçava (Atalea funifera) e de catolé (Syagrus cearensis). Já na região de Carajás e Altamira a espécie se alimenta de inajá (Maximiliana regia), de babaçu (Orbignya phalerata), de tucum (Astocarym sp), de gueroba (Syagrus oleracea), de alguns frutos de acuri (Scheelea phalerata) e de bocaiúva (Acrocomia aculeata) (Guedes, 1993; Presti et al., 2009).

Distribuição Geográfica:

Conheça mais

Você pode ajudar na conservação do meio ambiente participando da preservação de espécies ameaçadas, sendo um Ecovoluntário aqui no Criadouro Onça Pintada ou sendo um Ecocolaborador.
Imagem
Estes são João e Maria e sua espécie está ameaçada de extinção. A degradação e a redução dos habitats são apontadas como as principais causas da perda populacional da espécie, mas a caça, o atropelamento em estradas e os incêndios florestais também contribuem para colocar o tamanduá-bandeira na lista de espécies ameaçadas de extinção.

Com muito pouco podemos reverter isso.
Copyright® Criadouro Onça Pintada - Todos os direitos reservados. Política de Privacidade.

Este site utiliza cookies para otimizar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, consideramos que você está de acordo com a nossa Política de Privacidade. Para mais informações, clique aqui.