Aves

Anhuma

Nome Popular: Anhuma

É a ave símbolo do estado de Goiás, presente também nas bandeiras das cidades de Guarulhos e Tietê (São Paulo). Conhecida também como inhuma, inhaúma, unicorne, aiúma (Rondônia), licorne, anhima, alicorne, cauintã, cuintáu, ema-preta, cametau, guandu (Mato Grosso), caiuí, itaú. Inhuma deriva da palavra tupi “nhãum”, que significa “ave preta”. É conhecido na Amazônia como alincorne, nicorne, alencor e alencó na Amazônia Central.

Nome Científico: Anhima cornuta 
Significa: do (tupi) anhuma, anhima, inhuma = pássaro preto gritador; e do (latim) cornuta, cornutus, cornu = com chifre, chifre. ⇒ Pássaro preto gritador com chifre. 

Reino: Animalia

Filo: Chordata

Classe: Aves

Ordem: Anseriformes

Família: Anhimidae

Espécie: A. Cornuta

Estado de Conservação: Pouco preocupante

iucn_lc.png
Características:
Mede 80 centímetros de comprimento, 61 centímetros de altura, 170 centímetros de envergadura e pesa 3,2 quilos. É de cor preta, tendo o ventre branco. Seus pés parecem deformados, pois são enormes os dedos. Na cabeça possui um espículo córneo com 12 centímetros de comprimento. Tem como defesa dois enormes esporões nos ombros. 

Alimentação:
Alimenta-se de plantas flutuantes ou de gramíneas em alagados.
 
Distribuição Geográfica:

Conheça mais

Você pode ajudar na conservação do meio ambiente participando da preservação de espécies ameaçadas, sendo um Ecovoluntário aqui no Criadouro Onça Pintada ou sendo um Ecocolaborador.
Imagem
Olá amigos, essa beleza é a fêmea do nosso casal de mutum-grande ( Crax rubra ) , espécie ameaçada, com muita esperança de reprodução no criadouro!

Com muito pouco podemos reverter isso.
Copyright® Criadouro Onça Pintada - Todos os direitos reservados. Política de Privacidade.

Este site utiliza cookies para otimizar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, consideramos que você está de acordo com a nossa Política de Privacidade. Para mais informações, clique aqui.